Meu trabalho

Ingressei no mercado de trabalho em 2013, quando iniciei meu estágio em comunicação institucional no Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. O trabalho incluía criação e revisão de comunicados internos por e-mail, intranet e através de cartazes. Também colaborei com notícias para o canal interno da empresa e site, visitei e analisei relatórios desses canais (Google Analytics) e contribuí com a revisão e acompanhamento de um periódico do Inmetro, chamado Na Medida.

Em novembro de 2014, surgiu uma grande oportunidade na Universidade Unigranrio, onde eu estudava: um projeto de relacionamento aluno-aluno. A ideia do projeto Unigranrio Já era criar um centro de comunicação e marketing por meio da reunião de alunos de comunicação e tecnologia da universidade que seria mais um canal de relacionamento com os demais alunos. Nesse período, me dediquei à administração de redes sociais, principalmente Facebook e Twitter, além de realizar traduções inglês-português e produzir vídeos institucionais.

No entanto, em fevereiro do ano seguinte, o projeto teve que ser encerrado e passei a integrar a equipe de redação e revisão do setor de Marketing da Unigranrio. As atribuições do estágio eram escrever e revisar conteúdos para e-mails, cartazes, campanhas, sites e redes sociais. Como já possuía conhecimentos em comunicação interna, entre setembro de 2015 e dezembro de 2015 trabalhei especificamente com isso no setor de RH da empresa, auxiliando a pessoa responsável por isso. Atualizava intranet, enviava comunicados, atuava em campanhas de engajamento interno e auxiliava na parte gráfica.

Ainda estagiando na Unigranrio, soube por um professor que a empresa que faz as transmissões das Olimpíadas (Olympic Broadcasting Services) estava recrutando estudantes universitários para ocupar posições de nível III (assistentes) para auxiliar na transmissão dos jogos Rio 2016. Me candidatei e, entre julho e agosto de 2016, fui assistente de áudio, instalando e verificando cabos e microfones por toda a Lagoa Rodrigo de Freitas, incluindo microfones que eram instalados nas bolas que separavam as raias nas competições de remo e canoagem. Além dessas atividades, tive a oportunidade de rodar por outras funções (condução de atletas para entrevistas, cooperação em schedule de jogos) e aprender mais sobre como deve ser um áudio adequado para transmissão e mixagem. Um dos maiores aprendizados foi passar esses dias com uma equipe britânica, com profissionais da BBC, treinando meu inglês e adquirindo grande conhecimento na área.

Quando concluí meu estágio na Unigranrio, não permaneci na empresa e aproveitei meu tempo para desenvolver habilidades em edição nas ferramentas Adobe (InDesign, Illustrator, Premiere Pro, Audition, Photoshop). Isso me auxiliou a conseguir alguns trabalhos freelancer de edição de vídeos. Além disso, após iniciar a segunda graduação, em Marketing, consegui um estágio na corretora de seguros britânica, JLT Brasil. Lá, realizei principalmente trabalhos de diagramação, mas naveguei por traduções, criação de notícias, revisão de textos, desenvolvimento de páginas em sites, criação de apresentações e edição de vídeos.

Em janeiro de 2019 fui efetivada na JLT Brasil como assistente de marketing e manteria minhas atividades de relacionamento com as áreas que atendia (Recursos Humanos, Benefícios para empresas), além de realizar tarefas relacionadas a conteúdo para clientes e colaboradores. A JLT foi comprada por outra corretora de seguros, Marsh, em setembro de 2018, e a combinação das duas teve início em abril de 2019. Mesmo realizando atividades específicas para minha função na JLT, já atuava como content marketing para a Marsh.

Em maio de 2020, a combinação foi completada e passei a ser analista de marketing pleno na Marsh Brasil, na especialidade de conteúdo. Minhas atividades incluíam escrever e revisar blogs, artigos, páginas no site, e-mails para clientes, curadoria de conteúdo para uma revista trimestral (Ponto de Vista) e o podcast Cenários.

Me despedi da Marsh em fevereiro de 2021 e passei a me dedicar aos estudos e ao Ministério de Comunicação 360° da Primeira Igreja Batista Universitária do Brasil. Em junho, entrei como copywriter na Escola de Negócios e Seguros, onde atuo criando e-mails marketing, atualizando o site, revisando textos, produzindo lives e montando campanhas/jornadas de interação com clientes por meio de conteúdo no CRM da empresa.

Ao me juntar com o João Rosa (ou apenas Jão) para alguns trabalhos freelancers, entendemos que poderíamos ir além e decidimos abrir nossa empresa. A Boosque Experiência Digital surgiu do nosso desejo de fazer a diferença na vida dos clientes, oferecer aquilo que eles precisam no momento certo e promover conexões e relacionamentos reais no ambiente digital. Estamos cumprindo isso e realizando nosso sonho desde setembro de 2021, com muito desejo de crescer e continuar oferecendo brilho nos olhos aos nossos clientes.

Jornalismo é um mundo de descobertas

Quando falava sobre ter ingressado no curso de jornalismo, era mais certo alguém dizer “Vai trabalhar na Globo?” do que “Parabéns pela conquista!”. Mas o que ninguém te conta antes…

Como cheguei à comunicação?

Sabe aquele estalo que surge na sua mente quando você percebe que algo já estava lá na sua vida há anos e você só não tinha se dado conta? Foi…

Qual é a do RPG?

Um projeto recente que tenho tocado é o Qual é a do RPG?, que é um braço do Qual é a das Quintas?.

Direção de lives ENS

A Boosque é parceira da Escola de Negócios e Seguros (ENS) na transmissão das lives que a Escola faz para seus alunos. Eu estou sempre envolvida na direção dessas lives…

Textos para o Blog da ENS

Escrevi alguns textos para compor o Blog da ENS (Escola de Negócios e Seguros), às vésperas do Enem, para ajudar os estudantes com a redação e a prova de Linguagens.…

Seja um influenciador da sua marca

Quando foi que você interagiu com o conteúdo da sua empresa pela última vez? Uma das principais formas de se apresentar nas redes sociais é compartilhando aquilo que você acredita para seus seguidores, contar…

Comunicação com propósito

Por trás de toda comunicação, existe uma intenção. Por mais simples que seja, como um “Bom dia!”, há sempre o desejo de expressar algo. Até mesmo o nosso silêncio comunica. Quando falamos…

O mínimo vs. experiências positivas

A tendência a aceitar experiências ruins parece já estar entranhada em nossa mente. Nos acostumamos tanto a receber atendimentos feitos de qualquer maneira que, quando alguém faz o básico, achamos…

DynamicCare Benefícios

Em junho de 2021, iniciei uma jornada como freelancer para as redes sociais na corretora de benefícios DynamicCare Benefícios. No começo, fazia o planejamento mensal (calendário de posts), artes e…