Às vezes, a gente precisa aprender na marra

Uma das coisas que ninguém conta sobre a faculdade é que a academia não te ensina tudo o que você precisa para ser um bom profissional. Na verdade, a gente precisa aprender muita coisa na marra, na cara e na coragem.

O mundo acadêmico é exatamente isso: acadêmico. O que quero dizer é que, se você quer aprender a executar as atividades da sua profissão, você vai precisar sair da cadeira da faculdade e fazer por conta própria. Claro que a faculdade prepara a gente para algumas situações, mas tudo é muito teórico. Pelo menos, foi para mim.

Tive a grande oportunidade de ter professores incríveis que praticamente pegavam na nossa mão e ensinavam a mexer em programas, a escrever roteiros, a como impostar a voz para gravar um off para a rádio… No entanto, muita coisa você só consegue aprender mesmo se fizer o famoso “meter as caras”.

Esse foi um dos motivos pelos quais eu quis logo arranjar um estágio, ainda no começo da faculdade. E, caramba, como eu aprendi no estágio 1. Como eu aprendi no estágio 2. Como eu aprendi no estágio 3.

Também aproveitei meu tempo livre para aprender a editar vídeos e áudios, diagramar posts para redes sociais e revistas, fotografar eventos, escrever mais e melhor… Estar desempregada teve esse ponto positivo.

Não tenho, hoje, certificados de cursos dessas atividades que aprendi sozinha ou com a boa vontade de amigos e de professores da faculdade de jornalismo. Mas o conhecimento, eu posso dizer tranquilamente que, esse eu tenho.

Algo que eu sempre penso comigo é que o conhecimento não é inútil. Em algum momento, ele vai me servir para algo. Quantas vezes já consegui oportunidades, simplesmente, porque sei utilizar uma determinada ferramenta? Diversas!

Se eu puder te dar um conselho é: estude, sim, faça sua faculdade ou seu curso técnico, mas também aprenda a usar as ferramentas por conta própria. O mercado vai exigir coisas que, infelizmente, a academia não dá conta de ensinar. Pratique com o que você tem, crie oportunidades de usar o programa X e desenvolva suas habilidades.

E depois da faculdade? Continue aprendendo! Volta e meia alguém me pergunta “Outro curso, Aline?”. Sim, outro curso. Sim, tem uma plataforma nova que eu preciso saber usar para melhorar meu trabalho. O segredo é nunca parar de aprender.

Deixe um comentário

Spam-free subscription, we guarantee. This is just a friendly ping when new content is out.

Voltar

Sua mensagem foi enviada

Atenção
Atenção
Atenção!