Cultura Indígena em Caxias

Publicação do dia 16 de abril de 2014 no Jornal Mural do Canal Unigranrio sobre a divulgação da arte indígena na cidade de Duque de Caxias.

tumblr_inline_n44nem5ntb1sd3k3z

A fim de divulgar a cultura indígena, Carmel Farias Puri participa de um projeto em Duque de Caxias

A feira de artesanato de Duque de Caxias, que se encontra na Praça Roberto Silveira (próxima à Prefeitura), tem em suas barracas muitas histórias. Uma delas é a da Carmel Farias Puri de Bom Jesus do Itabapoana que faz um trabalho na cidade de valorização da cultura e da história indígena. Segundo o Censo de 2010, foram registradas 280 línguas e 305 etnias indígenas no país. Em Duque de Caxias, 875 pessoas se autoafirmaram indígenas. A autoafirmação está prevista na Lei 6001 de 1973, em que o indivíduo que tem consciência de sua origem se declara indígena.

cultura-indigena2

Segundo Carmel, a barraca não tem cunho comercial. Aquele é um espaço para divulgação e funciona como um ponto de referência onde as pessoas podem ter acesso à memória indígena como raiz do povo brasileiro. Possui a função de resgatar a autoestima do povo e ser um ponto de encontro para eles.

No dia 25 de março de 2014, foi inaugurada uma oca na Feuduc como centro de referência do Instituto dos Saberes dos Povos Originários Indígenas, cujo padrinho é o geógrafo, professor e ambientalista Carlos Minc. O Instituto também possui uma sala em formação com livros para pesquisa sobre as etnias indígenas no Brasil. O projeto é desenvolvido por muitos indígenas, professores e antropólogos e tem como foco os parentes Tupinambá, chamados Jacutinga. Além disso, está em desenvolvimento um projeto de curso de extensão sobre Cultura e História Indígenas, com capacitação para professores e estudantes interessados.

cultura-indigena3

Carmel está no centro da cidade há cerca de 40 anos e se dedica a levar informações à sua comunidade indígena (o termo aldeia não se usa mais). Através do Instituto, vários membros dessas comunidades fazem visitações a escolas, por exemplo, na semana do índio a fim de levar o acesso à cultura indígena às pessoas da cidade.

Fotos: Aline Gomes
Texto: Aline Gomes e Karine Ernandes

Deixe um comentário

Spam-free subscription, we guarantee. This is just a friendly ping when new content is out.

Voltar

Sua mensagem foi enviada

Atenção
Atenção
Atenção!